LABEX – Laboratório de Expressão Gráfica

O Laboratório de Expressão Gráfica tem como objetivo principal, atender às práticas de ensino e contribuir para as atividades de pesquisa científica e extensão do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação – CTE – de Blumenau.

São ministradas disciplinas de Desenho Técnico para os cursos de Graduação, envolvendo a parte teórica e prática e contando com o apoio de monitorias. Projetos de Iniciação Científica – IC, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, atividades de pós-graduação e projetos de extensão também são desenvolvidos, configurando-se como um espaço multidisciplinar.

Com o espaço e os equipamentos oferecidos no LABEX, podem ser desenvolvidas atividades que envolvam projetos de produtos, projetos gráficos, modelagens em 3D, prototipagem de peças em impressão 3D, entre outras atividades relacionadas à expressão gráfica.

Localização

O LABEX está localizado na Sede Acadêmica do campus de Blumenau no Bloco B, sala B118. Tem proximidade com o auditório e fácil acesso ao estacionamento e aos sanitários.

Disciplina ministrada no local:

BLU 6002 – Desenho Técnico para Engenharia – Turmas: 01753A e B, 01754A e B, 01755A.

Capacidade máxima: 30 alunos

Equipamentos disponíveis

Mesas para desenho com cadeiras de rodízio reguláveis 30 lugares
Mesa para professor/a com cadeira de rodízio regulável 1 un
Armário para guarda de equipamentos e material didático 2 un
Quadro branco 1 un
Computador para professor/a 1 un
Impressora laser colorida 1 un
Impressora 3D 1 un
Projetor multimídia 1 un
Modelos para ensino de desenho técnico

Regras de utilização e horários

A prioridade de uso do LABEX é para as aulas teórico/práticas. Nos horários livres, os alunos com permissão de acesso podem desenvolver as atividades relacionadas às disciplinas de desenho, aos projetos de iniciação científica e de extensão, atendimento pelas monitorias ou trabalhos relacionados às disciplinas de projetos dos cursos.

O horário de funcionamento do laboratório é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 22h. O horário entre 12h e 13h é reservado para atividades internas de limpeza e manutenção e por isso não poderá ser utilizado.

• Deve-se utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) quando necessário;
  • Substâncias agressivas ao meio-ambiente devem ser descartadas nos locais apropriados;
  • A realização de atividades práticas fora dos horários preestabelecidos deve ser solicitada, por escrito, ao supervisor do laboratório;
  • Após a utilização, o usuário deve deixar o local de trabalho limpo e organizado;
  • Ao término do seu uso, os equipamentos devem ser desligados e, quando for o caso, retirados da tomada;
  • Não é permitido utilizar a internet, ouvir músicas e assistir vídeos que não estejam de acordo com as atividades desenvolvidas no laboratório;
  • O empréstimo de instrumentos, ferramentas, mobiliário ou materiais de consumo para utilização fora dos laboratórios deverá ser solicitado, por escrito, ao supervisor do laboratório;
  • Os usuários dos laboratórios são corresponsáveis pela observância de suas normas de funcionamento e pela integridade dos recursos materiais colocados à sua disposição, bem como pela comunicação ao supervisor do laboratório, sobre a ocorrência de eventuais defeitos nos equipamentos, irregularidades ou situações especiais.